quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Coleções


Coleção:

... de carrinhos, selos, gibis e figurinhas me traz a infância...

... de palavras me traz folhas de histórias, de causos, daquilo que observo, sinto, cheiro, penso, amo, como, degusto e vivo...

... de chaveiros e bonés me levam a alguém querido que aqui deixou sua coleção e se foi. Coleção virou marca de saudade.

... de sapinhos, corujas ou copinhos de cachaça me remetem aos muitos lugares que a geografia me transportou, me permitindo amar cada cultura, cada povo, cada língua e paisagem. São então passaportes da saudade.

... de rolhas de garrafas de vinho me afirma que fica mais o inebriar possibilitado do que a bebida. Agente passivo vira ativo na mente.

... de obras de arte me leva à indagação do ser e ter... e eu posso questionar a coleção de outro que nem eu sei se quer sim “ser” com seus “teres” investidores? Vá saber...

... de amigos me remete às tribos que, quando se misturam, me levam extrafronteira e me trazem interfronteira aqueles que eu nem pensava ter como transeuntes do cotidiano, mas viram moradores do meu coração, ecleticamente, feliz com tantas figuras diferentes e indiferentes às diferenças que admiro ver e rever.

... Coleção de sentimentos me traz a certeza de que as más ou questionáveis sensações nem devem virar coisa grande dentro de mim. Porque coleção de sentimento que se preze tem que honrar seu espaço de ser guardada, seu carinho de ser cuidada, seu reconhecimento pra ser preservada. Coleção essa, logo, há de ser coleção boa!!! E que o resto se vá como deve ser sem nunca ficar por um espaço de tempo na estante da minha alma. Porque quando libero espaço, cabem novas peças, novos sentires, novos guardares... Só aquilo que mereça brilhar na estante da sala da minha alma por valer a pena ali estar.

E então, por essa coleção maior na arte de ser, vale cada dia de limpeza, de faxina espiritual, de polimento emocional – desapego imprescindível que oxigena todo o ser... E todas as minhas peças podem até não parecer, homogeneamente, perfeitas e belas aos olhos de todos. Mas, que se mostrem merecedoras de ali estar porque tem propósito do bem sentir e me merecem como curadora de si mesmas.

E que a coleção de sentimentos da estante de nossa alma seja bem cuidada porque é o que ficará de nossa história.

Gosto de coleções.

Faço-me então, curadora que anseia coleções de bons sentimentos pra que valha a pena meu ser.
 

4 comentários:

  1. É tão bom a gente colecionar o que faz bem para a alma... Bons sentimentos sempre!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por todos os textos e por tudo!
    Publica logo este livro pois o primeiro autógrafo é meu!
    Rsss!!!

    By Débora D.

    ResponderExcluir